A primeira infância é o único momento ao longo da vida em que se assiste a um desenvolvimento tão rápido e dinâmico aos mais diversos níveis. A criança passa de um estado de dependência absoluta para um individuo com linguagem, pensamento e vontade própria. Parte da sua personalidade é desenvolvida nesta fase, daí ser tão importante proporcionar um ambiente rico, estimulante e seguro, onde a criança se sinta amada e aceite por todos.
Para a criança, ir para a creche é a oportunidade de viver com um grupo de iguais, de brincar, de conversar num ambiente social de aceitação, de confiança, de contacto físico. É também a possibilidade de adquirir novas e positivas experiências cognitivas, afetivas, sociais e emocionais.
Por isso, temos «Um abraço ao Mundo… e a ti»
Para que todos nós e as crianças que nos estão mais próximas possam crescer em harmonia, sabendo respeitar-se a si e aos outros, decidiu a equipa educativa trabalhar os valores de forma mais «acentuada».
Educar é criar a responsabilidade e o respeito perante nós e os outros. É criar uma consciência de deveres, direitos, sentimentos de comunidade e de partilha.
É ensinar a olhar o mundo que nos rodeia, com olhos críticos, para assumir identidades e diferenças.
É incentivar o diálogo, explorar e dar espaço à imaginação, promovendo a capacidade de inovar.
Com o papel vital de satisfazer as necessidades básicas da criança, garantindo, num ambiente seguro e saudável, o desenvolvimento harmonioso de todas as potencialidades e competências da criança. A organização curricular da creche deverá contemplar um ambiente calmo, seguro, estimulante e facilitador de aprendizagens e interações sociais e efetivas.
O carácter educativo da creche engloba, por isso mesmo, tudo o que acontece no seu dia a dia, organizado e planificado, tendo em vista os interesses e necessidades da criança, bem como as necessidades de aprendizagem pessoal e social, expressão e comunicação e conhecimento do mundo, tendo em conta uma rotina diária.
«…as rotinas da creche, alimentação, o sono, a higiene…funcionam como eixos globalizados, em torno dos quais se deve articular a ação educativa.»
Na creche, mais que atividades planeadas, as atividades de rotina são bastante valorizadas, as refeições, o repouso, a higiene, o acolhimento e o final do dia, são situações que devem ser respeitadas e feitas com calma, carinho e atenção, de forma a dar resposta às necessidades das crianças.